segunda-feira, fevereiro 05, 2007

'Calcio' negro


Foi hoje a enterrar mais uma vitima de confrontos entre adeptos italianos.
O jogo entre o Palermo e o Catania já tinha sido interrompido devido aos foguetes atirados para o relvado e ao gás lacrimogéneo que a polícia lançou para o estádio para acalmar os ânimos dos adeptos. O jogo foi retomado e a violência no final estendeu-se às ruas italianas.
O resultado foi um policia morto e dezenas de pessoas feridas.

Faz confusão como em pleno século XXI ainda nos damos ao luxo de, em países ditos civilizados, haver mortes como esta.
Milhares de pessoas juntaram-se para dizer adeus a um homem, um polícia, um marido, um pai...

Em Itália o campeonato vai parar durante 15 dias e o Parlamento vai debater sobre o sucedido. Quando o campeonato recomeçar será com medidas "drásticas", principalmente para as claques que acompanham os clubes, para evitar cenas de violência como as que se viram nas televisões de todo o mundo.

Portugal que se apresse a implementar medidas semelhantes. Por cá, não tem acontecido com tanta gravidade, mas... até quando?

6 comentários:

teresa disse...

pois.. parece ridículo alguém perder a vida por causa de adeptos (malucos) do futebol.. mas pronto.. o futebol é muito giro mas há muitos limites que são ultrapassados graças a eles e também há muitos comportamentos que infelizmente se aceitam graças a ele.. claro que não estou a falar deste.. mas pronto.. será que as pessoas que "vivem" mesmo o futebol vão parar um momento para pensar naquilo naquilo que fazem em nome deste jogo??

Rui Catalão disse...

O mundo do futebol é complexo demais para o tentarmos compreender. Por muito que jornalistas, sociólogos, psicólogos e outros que tais tentem perceber o que leva adeptos destes a cometer actos como o que acabou por vitimar o polícia italiano, a verdade é que há uma dimensão que transcende a compreensão humana. É o vandalismo na sua mais pura essência...

*

Carina disse...

Eu não acho que seja vandalismo e nem que seja um mundo demasiado complexo para se perceber...

Rui Catalão disse...

Estes actos não são puro vandalismo? Então o que são? Para mim nada justifica este tipo de acções, daí dizer que é demasiado complexo para se compreender...

Beijo*

Carina disse...

se bem me lembro das aulas de sociologia isto vem do ajuntamento das pessoas. Há um comportamento desviante e a multidão é levada a seguir esse comportamento. As regras são violadas. De doutores a simples "não faço nada", as atitudes são iguais. Quando acaba, regressam às suas vidinhas como se nada fosse.
Demasiado complexo para se perceber acho que não é o mundo do futebol... é o que leva por exemplo uma pessoa a violar ou matar uma criança.

Domingoz disse...

Concordo com a Carina quando diz que o futebol não é demasiado complexo para se perceber. O futebol é para mim um entretenimento, como os Gladiadores o eram para os romanos. As pessoas, essas é que o fazem, ou tentam fazer, complexo.
Quanto ao vandalismo, é isso mesmo que é. O vandalismo puro, aproveitado por meia dúzia de "adeptos de futebol" numa situação, descontrolada, de supostos "fanáticos", que se tornou propícia as seus actos.